segunda-feira, 19 de março de 2007

O futuro...

Com base em toda a análise interna e contextual, sintetizada na análise SWOT, identifico como principais pontos estratégicos a explorar pelo portal:

  • Ouvir o consumidor: cada vez mais o utilizador deve ser o centro de toda a estratégia online das marcas. A Internet é um meio muito activo, muito volátil. O Consumidor apenas acede aos conteúdos que pretende, procura costumização, procura conteúdos adaptados às suas características específicas. Não quer perder tempo.
  • Antecipar tendências: com o advento das novas tecnologias, o mundo está cada vez mais fértil à mudança. As marcas têm que se manter actualizadas e auscultar o mercado para identificar tendências e se possível antecipá-las, surpreendendo o consumidor e respondendo à mutação das suas necessidades.
  • Explorar nichos de mercado: uma vez que as agências de viagens on-line concentram a sua estratégia no preço, não havendo muita diferenciação entre elas, é importante que o portal Exit explore novas ofertas para responder a diferentes nichos de mercado. Com esta especialização angariará novos clientes e conseguirá vantagens competitivas importantes em relação à concorrência.
  • Inovar: as marcas que existem exclusivamente na Internet têm que inovar constantemente, explorando sempre novas tecnologias, novas funcionalidades das já existentes e relacionando-se sempre de forma inovadora com o consumidor.
  • Procurar parcerias estratégias importantes: As marcas existentes na Internet optam por estabelecer parceiras importante com outras marcas online, por forma a chegar ao utilizador online por novos caminhos e ganhar vantagens competitivas importantes em relação à concorrência.

Para tal, delineei algumas estratégias possíveis:

    • Chegar ao consumidor de novas formas:
      • Meios online:
        • Inovar a área “A Minha Viagem”, adicionando conteúdos exclusivos para os utilizadores on-line, adaptados às suas preferências (guias de viagem, propostas, sugestões),
        • Enviar e-mail com sugestões específicas para cada utilizador, de acordo com prévias pesquisas e/ou compras
        • Concursos para oferta de viagens ou descontos, de forma a incentivar o registo no site e o relacionamento com a marca
      • Meios offline:
        • MMS aos utilizadores para divulgação de novas ofertas ou apenas remeter para o e-mail.
        • Desenvolver eventos para aumentar a notoriedade do site e da sua oferta.
        • Associar a imagem da marca a eventos da área, através de patrocínio ou de co-participação
        • Lançar a revista Exit.pt (aproveitando o Know How da Sonaecom nesta área), que vai permitir:
          • Receitas publicitárias
          • Aumento da notoriedade do site
          • Associar Know-How à marca no sector do turismo.
  • Área “Novas experiências. Novas Viagens”
    • “Ultimate experience”: área de viagens exóticas, para realizar determinadas experiências, como por exemplo “Fazer mergulho no recife australiano”, “Safari no Quénia” ou mesmo “Jantar nas águas do Mar Negro” ou “Escalar o Everest”.
    • Casamentos, aniversários e outras festas em sítios diferentes (por ex. Casamento Havaiano de acordo com as tradições locais)
    • Viagens a cenários de filmes/séries e livros, como “A Praia”, “Lagoa Azul”, “Africa Minha”, “A Múmia”, ou mesmo “Código Da Vinci”,etc..
  • Área de viagem em grupo: possibilidades dos utilizadores se inscreverem em viagens em grupo, para tarifas mais reduzidas:
    • Área de interacção entre os utilizadores inscritos na mesma viagem, como fóruns.
  • Área B2B:
    • Área específica para Turismo de Negócios no Site, adaptado às suas características essenciais.
      • Versão “A Minha Viagem”, numa lógica b2b
    • Organizar as viagens oficiais de empresários nacionais ao estrangeiro, criando notoriedade da oferta nesta área
    • Parcerias com Associações Empresariais, como AEP, AIP, ANJE:
      • Patrocinar deslocações ao estrangeiro organizadas pelas Associações
      • Parcerias para agregação de valor ao associativismo destas instituições
        • Promoções para associados
        • Permitir que estas instituições agreguem o turismo de negócios aos seus serviços, através de link ao Exit.pt/área de turismo de negócios.
  • Explorar a Parceria com a Clix.pt, encontrando novas funcionalidades para o site, na área do turismo, com destaque para o turismo b2b.

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