quinta-feira, 1 de março de 2007

Estratégia Exit - Parte II

A exit.pt tem como fonte de receitas:
  • Venda de viagens
  • Venda de espaço do site para publicidade

Peso das receitas do Exit em 2005


Fonte: Exit


Segundo dados de 2005, a publicidade representava apenas 1% das receitas do portal, sendo que a quase totalidade dos lucros se refere à venda de viagens. No que respeita a estas o produto "férias" é o que representa maior percentagem dos lucros (61%), seguido dos "voos" (17%) e "fins-de-semana" (8%).

Em relação à "distribuição" o Exit opera exclusivamente na Internet, o que lhe confere, por si só, um modelo de negócio inovador e quase único em Portugal. De facto, e isso será mais a frente abordado, a concorrência directa da Exit em Portugal é ainda escassa.
Assim, é pertinente analisar como se distingue o processo de compra on-line do off-line (tradicional).

Modelo de compra off-line:

  • Cliente:
    • Pergunta
    • Decide
    • Paga
  • Prestador de serviço:
    • Responde
    • Orienta
    • Aconselha
    • Dirige

Modelo de compra on-line:

  • Cliente:
    • Pesquisa
    • Compara
    • Solicita Reserva
    • Efectua o pagamento
  • Prestador de serviço:
    • Publica Informação
    • Suporte tecnológico
    • Procedimentos Backoffice
    • Reserva

Assim podemos concluir que, enquanto no processo de compra tradicional a pro-actividade está do lado do prestador do serviço, no processo de compra on-line toda a pro-actividade é transferida para o consumidor, que domina todo o processo de decisão.
Segundo dados fornecidos pela Exit, o próprio produto procurado on-line se difere muito do procurado off-line. A experiência da Exit mostra que os internautas revelam:

  • Elevada procura de produto voos, e oferta de promoções constantes
  • Grande receptividade a produtos inovadores, como o last minute e os leilões
  • Apetência pelo turismo interno, via compra por impulso de sugestões de fim de semana e de alojamento
  • Maior percepção do leque de oferta

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