quinta-feira, 15 de março de 2007

O consumo on-line em Portugal - estudo UNICRE/Vector21

Segundo um estudo realizado por UNICRE/Vector21, intitulado «Os Portugueses e as Compras na Internet»(2004), a percentagem de inquiridos que responderam afirmativamente à questão “Durante os meses de Abril, Maio e Junho fez compras na Internet?” aumentou consideravelmente face ao verificado no 1º trimestre de 2004. De facto, 43,8% da amostra afirmaram ter adquirido produtos on-line durante o período em análise (a percentagem registada no painel anterior, referente ao 1º trimestre, foi de 31,3%).
Relativamente aos restantes elementos da amostra, 39,1% referiram que não consumiram nos meses de Abril, Maio e Junho e 17,2% afirmaram nunca ter consumido na Internet (percentagem bastante mais baixa do que a verificada no painel do 1º trimestre, que foi de 31,3%).


Na distribuição por géneros, regista-se um equilíbrio na percentagem de elementos que revelaram ter efectuado compras no 2º trimestre. Do total, 50% dos compradores são do sexo masculino e os restantes do sexo feminino.
Considerando apenas as mulheres, 48% revelaram ter consumido on-line durante o 2º trimestre, contra 40% de elementos do sexo masculino. Recorde-se que no 1º trimestre, o grupo “mulheres” tinha alcançado apenas 12,5% e o segmento “homens” 50%.
Em ambos os grupos baixou a percentagem de elementos que nunca efectuaram qualquer compra na Internet.O grupo com idades compreendias entre 20 e 29 anos continua a ser aquele que mais compra on-line. De entre apenas os elementos da amostra que revelaram ter consumido na Internet durante o 2º trimestre, 46,4% situam-se nesta faixa etária.