segunda-feira, 19 de março de 2007

Análise SWOT

Forças

  • O Exit é a agência de viagens on-line mais reconhecida no mercado português (68% de notoriedade espontânea entre os internautas)
  • 30% de crescimento médio anual das transacções
  • Estratégia assente na oferta alargada e de qualidade a preços muito competitivos, sempre numa lógica de proximidade do cliente, através do call center e de newsletters regulares.
  • A estrutura online introduz rapidez, comodidade e eficiência e a estrutura offline (incluindo call center) complementa com proximidade e contacto pessoal
  • Accionistas com elevado know how e forte presença no mercado:
    • Sonaecom: Experiência na concepção e no lançamento de portais com sucesso. Fortes parcerias nas novas tecnologias
    • Sonae turismo: Experiência e poder de negociação na indústria de turismo e viagens. Rede física de distribuição (Agência de viagens Star)
    • Impresa: Conteúdos abrangentes de turismo e lazer
    • A força destas marcas permite reduzir a natural incerteza em relação ao consumo on-line e ter uma capacidade negocial forte e competitiva
  • Todo o processo de compra de viagens é realizado através do portal, desde a procura de informação à verificação de disponibilidade, reserva e pagamento.
  • Modelo de Pacotes Dinâmicos : num click o cliente desenha e confirma na hora a sua viagem de Avião+Hotel, de Hotel+Carro, de Avião+Hotel+Carro
  • Facilita e dá valor à pesquisa do cliente, pelos produtos que agrega, porque sistematiza a informação, porque deixa o cliente desenhar a sua viagem e pelo “simples” conforto que se tornou o acto de comprar
  • Grandes vantagens competitivas nas áreas “Last Minute” e “A Minha Viagem”,
  • Segundo os últimos dados disponíveis, 40.000 pessoas já viajaram com o Exit.

Fraquezas

  • Ausência actual de uma estartégia de comunicação off-line
  • Pouca informação agregada à oferta. Inicialmente o portal disponibilizava informações paralelas, como clima, mapas, guias, experiências de outros viajantes, mas actualmente a informação reduz-se à descrição da oferta.

Oportunidades

  • Concorrência reduzida e pouco orientada para as transacções online : a oferta dos portais existentes é pouco abrangente e a possibilidade de compra de viagens online era ainda pouco comum.
  • Expectativa de grande crescimento do mercado online de viagens, sendo o sector das viagens o de maior representatividade no e-commerce
  • É unânime a opinião de que a especialização em nichos de mercado é um factor de sucesso para o futuro das agências online. A maioria das agências tem oferta generalista e o cliente percepciona sites com ofertas similares e é conduzido a encontrar no preço o único factor diferenciador
  • O cliente é hoje mais experiente e a liberdade de estar online garante-lhe mais poder. Isto conduz à necessidade de conhecer melhor os clientes e à capacidade de gerar Produtos mais adequados ao seu perfil, fixando-os ao site
  • Actualmente assiste-se ao nascimento de novas procuras: procura de novas experiências, em destinos exclusivos, ou apenas proporcionar uma experiência diferente.
  • Turismo de negócios (b2b)
    • Mice – mettings, incentives, conventions, exbihitions

Ameaças

  • Os utilizadores recorrem já muito a agências online estrangeiras, uma vez que a Internet dá liberdade total neste sentido
  • Os utilizadores já começam a procurar directamente as companhias aéreas (sobretudo no que diz respeito às companhias low cost), alojamento, etc, sendo que pela Internet já podem efectuar reservas e pagamento, sem necessidades de interlocutores.
  • Concorrência em progressão e muito vocacionada para estratégias on-line (parcerias com outros sites, publicidade online)
  • Em relação ao público em geral, ainda persistem muitas incertezas em relação ao consumo online. Muitas vezes procuram ofertas na Internet, mas preferem os meios tradicionais para efectuar reserva e pagamento.

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