A Polinésia Francesa é um território da Polinésia dependente da França, com o status de coletividade ultramarina, no Oceano Pacífico sul. Localiza-se a aproximadamente 600 quilometros a leste da Austrália. É um dos mais vastos territórios do Pacífico, com 4.167 Km2, se considerada a área marítima ocupada, a Polinésia Francesa inclui as Ilhas Marquesas, as ilhas Tuamotu, as ilhas Gambier, as ilhas Tubuai (ou Ilhas Austrais) e as Ilhas da Sociedade, além de algumas ilhotas exteriores a estes grupos.
Os territórios mais próximos são Kiribati, a noroeste, a colónia britânica de Pitcairn, a leste, e o território neozelandês das Ilhas Cook, a oeste. Sua capital é Papeete.
Os primeiros habitantes povoaram este território há cerca de 2.000 anos, e só em 1767 é que os primeiros europeus terão visitado a Polinésia Francesa. Após alguns anos de resistência à cristianização imposta pelos franceses, em 1843 os seus habitantes acabaram por aceitar o domínio francês.
A Polinésia francesa foi ainda palco de testes nucleares da França, no atol da Muroroa, até 1995. Atualmente têm dois deputados e um senador na Assembleia Francesa em Paris.
O sector de serviços domina na Polinésia, com um peso de 68%; a industria e a agricultura detêm os restantes 32%. O turismo é a principal fonte de entrada de divisas, com cerca de 20% do PIB; do lado das exportações, a Polinésia é grande produtora de pérolas.